24 de janeiro de 2016

EXERCÍCIOS PARA FAZER EM CASA SEM ACESSÓRIOS

Eu sei que sou a pessoa mais desaparecida à face da terra (quase!), mas a verdade é que tive de optar pela faculdade e o blog acabou por ficar de parte. Regresso com um post em parceria com a Zaask sobre exercícios para fazer em casa sem acessórios, espero que gostem!

O exercício físico faz bem ao corpo e à mente. E a verdade é que uma hora no ginásio pode fazer muito bem, principalmente no final de um dia cheio de stress e de muito trabalho. No entanto, apesar de já muitas mulheres adorarem o seu tempinho no ginásio, outras não gostam sequer de pensar nisso. Por isso, a não ser que tenham um objectivo que só possa ser resolvido num ginásio ou necessitem de um treino acompanhado por um personal trainer, podem sempre fazer os vossos próprios exercícios em casa e com muito mais comodidade, sem precisarem de máquinas nem acessórios. Aqui vou indicar-vos três tipos de exercícios muito bons que vos vão ajudar a manter a linha, a perder a barriguinha e a tonificar o vosso corpo.


Comecem, em primeiro lugar, por escolher uma área bem livre da casa – certifiquem-se que podem esticar as pernas e os braços, sem tocar em nada – e, num pequeno colchão liso (um para fazer yoga, por exemplo), iniciem o vosso treino tonificando as pernas com os agachamentos:


Os agachamentos devem ser feitos com as costas sempre direitas, os braços esticados ou dobrados, e as pernas mais juntas ou afastadas. Existe ainda a opção de o fazerem com um movimento lateral (um passo para a direita e agacha, um passo para a esquerda e agacha) ou exercitando uma perna de cada vez. Em todos os casos, tentem sempre descer o mais possível, para o efeito ser ainda maior.

Passem depois para os abdominais. Para exercitarem o vosso abdominal, existe um grande conjunto de exercícios que podem escolher, consoante o grau de dificuldade e o nível em que estão. Se estão agora a começar, escolham os abdominais mais fáceis, dobrando as pernas, colocando as mãos atrás da cabeça e subindo um pouco o corpo em direcção aos joelhos. No entanto, se virem que já conseguem elevar a fasquia, tentem fazer os exercícios que aqui exemplifico, apostando na elevação dos braços, das pernas e do tronco.





Por último, temos a temida prancha. Não há treino completo sem a prancha, pois este é um exercício que, para além de trabalhar todos os músculos do corpo, requer um grande esforço, um bom controlo da respiração (inspirar pelo nariz e expirar pela boca), e, por vezes, um certo esforço mental e de concentração. Para além da prancha dita normal, existem também vários níveis de dificuldade que podem – e devem - ser feitos por quem já tem alguma resistência física. Aqui mostro-vos alguns.

Nota: Nunca se esqueçam de contrair o abdominal enquanto fazem a prancha e de colocarem a vossa coluna bem direita.






Como podem imaginar, de entre um conjunto infindável de exercícios que podem fazer no conforto das vossas casas, estes são alguns dos mais indicados para conseguirem ter uma silhueta elegante, um corpo forte e tonificado, e uma maior resistência física.

No entanto, se se quiserem aventurar neste tipo de treinos, tenham em atenção estes conselhos:

- Caso tenham problemas de coluna ou outros problemas de saúde, nunca comecem a treinar sem se aconselharem com o vosso médico;
- Aqueçam sempre antes de começarem a fazer os exercícios;
- Tentem sempre fazer todos os exercícios correctamente, nem que para isso demorem mais tempo;
- Não exagerem nos treinos. Distribuam-nos conforme os dias e façam-nos ao vosso ritmo, em duas, três ou mais séries de dez, de quinze ou de vinte repetições. Lembrem-se que o importante não é fazer muito, é fazer bem. Além disso, o corpo tem sempre um determinado ritmo e precisa de se habituar ao esforço, principalmente se vão começar a treinar só agora ou se já estão há algum tempo paradas;
- Bebam água. Mesmo que não suem muito, hidratem o vosso corpo, visto que estão a puxar por ele.
- Façam este tipo de treinos regularmente. Fazê-los uma vez por mês não irá ajudar-vos a alcançarem o vosso objectivo. E, se no dia seguinte, estiverem com os músculos doridos, não desistam e continuem. A dor é um óptimo sinal e vai passando, conforme o corpo se for habituando ao esforço.

            O desporto tem efeitos inimagináveis no nosso corpo e proporciona-nos uma vida muito mais saudável, se o aliarmos, claro, a uma boa alimentação. Por isso, digam não à preguiça e comecem já a preparar um espaço na vossa casa para o vosso treino, com uma boa música à mistura, se o preferirem. O vosso corpo e a vossa mente irão agradecer!



Fonte das imagens: Pinterest




10 comentários

  1. Optimas escolhas de demonstração de exercicios, pois são muito boas.


    Beijooo,
    www.wordsofsophie.com

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  2. Excelente dica, só falta mesmo a vontade. :D

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    1. Verdade! Mas há que levantar o rabo do sofá e ir :)

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  3. This is so great:) Thanks for sharing:)
    Have a nice day!

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com/

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  4. Ohn, coração, obrigadooo :D Fico mesmo feliz por isso :D

    Sem dúvida que estes exercícios são uma mais-valia e podem, de facto, fazer bastante diferença :D

    NEW OUTFIT POST | Look Like an Aviator
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

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  5. Eu sei que há mil exercícios que podem perfeitamente ser feitos em casa, sem ser preciso gastar dinheiro no ginásio, mas eu pessoalmente prefiro o ginásio. Às vezes até fico para lá só a fazer agaixamentos, mas não me importo, acho que me dá outra motivação, e tenho a sorte de ter um PT que me ajuda e motiva muito, e é disso principalmente que sinto falta quando treino em casa sozinha. Apesar de tudo, boas dicas :)

    Um grande beijinho,

    Sorvete de Framboesa

    Sorvete de Framboesa Facebook

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    1. O ginásio acaba por ser um espaço mais apelativo pois temos todo o tipo de máquinas e pessoas que nos podem ajudar. Mas quando o mesmo não cabe no orçamento, podemos sempre fazer estes exercícios em casa :)

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